Autor Tópico: Medidor de Intensidade de RF  (Lida 3652 vezes)

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Medidor de Intensidade de RF
« em: Agosto 16, 2008, 11:57:19 am »
Essencial para medir a saída de transmissores de FM
[/color]


Este medidor foi projetado especialmente para nossos transmissores de FM. É capaz de detectar os mais baixos níveis de transmissão e ajudará enormemente no ajuste de saída de nível Maximo de muitos de nossos transmissores de FM que têm uma bobina no estagio de saída que deve ser ajustada para a Maximo.


Um close do medidor conectado a um multímetro
com os clipes de papel servindo de terminal ao multímetro


Um close de exibição da placa de circuito impresso com os componentes colocados



Até agora, os medidor que apresentamos só puderam  detectar transmissores com uma potencia de saída de 100 miliwatts ou maior, para uma saída desse valor , um circuito simples e  comum com umas poucas peças  é suficiente. Mas quando tivermos  um transmissor com baixo nível de saída um circuito simples sem amplificação já não é satisfatório. Nós gastamos diversos dias construindo  circuitos tentando encontrar um com resultados satisfatórios em transmissores de baixa potencia. Infelizmente nenhum veio a servir assim nós tivemos que projetar nosso próprio circuito. O circuito que nos  propusemos é mostrado acima e incorpora um amplificador de RF que tem a finalidade de prover um grande ganho de RF necessário para poder romper a barreira de 600 milivolts exigidos pelos diodos de retificação esses  diodos retificadores tem seu limiar inicial para começar a conduzir  em torno de 0,6Volts, você pode pensar que está tensão não é muito alta mas transformando isso em milivolts teremos 600 milivolts levando em conta que o sinal que encontramos na antena receptora estará na ordem de um ou dois milivolts o medidor seria insensível a estes valores, sendo então necessário uma amplificação com ganho suficiente para ultrapassar este patamar,  na etapa de retificação a diodo foi incorporado um potenciômetro de 100KOhms com a finalidade de servir de ajuste de sensibilidade da entrada do amplificador DC, na saída do amplificador DC foi incorporado um potenciômetro cujo objetivo  é poder ajustar o fundo de escala de  Maximo do multímetro utilizado.
Nosso projeto  supera este problema e produz uma leitura até a 10cm de distancia do transmissor. Isto significa que  você pode ajustar e ponto Maximo do transmissor com a antena irradiando. O que o diferencia do medidor de RF a led.
 O medidor de intensidade de RF  lhe permitirá  você fazer isto e aumentar o desempenho que  você pode ter perdido.


LISTA DOS COMPONENTES
 
2 - 2k2
1 - 33k
1 - 47k
1 - 100k
1 - 220k

1 - 47pF cerâmico
2 - 100pF cerâmicos  (101)
1 - 22nF cerâmico     (223)
1 - 100nF cerâmico   (104)

1 - 10k mini trim-pot
1 - 100k mini trim-pot
1 - BC 547 transistor
1 - PN 3563 ou PN2222A RF transistor
2 - 1N4148 diodos
1 -  Bobina 13 voltas em forma de 3mm com fio 0,5mm
1 -  Bobina 13 voltas em forma de 3mm com fio 0,5mm
1 -  Bateria de 12 Volts.
1 - 25cm fio esmaltado de 0,5mm.
1 - SPDT mini chave para circuito impresso
2 - clipes de papel

1 - Placa de circuito impresso
 
Extra:
 
1 - multímetro com escala de 0 a 10 volts 
 

CONSTRUÇÃO

Todos os componentes, inclusive a bateria de 12volt são montados e soldados na placa de circuito impresso que e bem detalhada em relação a colocação de seus componentes, preste atenção na colocação dos terminais dos transistores e na posição da bateria antes de soldá-los, para confeccionar as bobinas utilize como forma uma broca com diâmetro de 2,7mm enrole a bobina bem apertada na parte lisa da broca e de as voltas necessárias, retire da forma, corte no tamanho certo e limpe os  seus terminais do verniz, coloque e solde todos os componentes e esta pronto para testar.

Usando O Medidor de Intensidade de RF

Este projeto lhe ajudará a descobrir o melhor em um transmissor transmissor.
Você terá um estágio de leitura preciso que não precisa ser conectado ao transmissor mas registra toda a intensidade de RF transmitida .
Coloque o medidor ao lado do transmissor com este ligado mexa nos trimpot de sensibilidade e fundo de escala, deixe a sensibilidade para o Maximo e o fundo de escala para posição mediana, procure sentir a entrada do sinal do transmissor no medidor de rf através do controle de SENSIBILIDADE e aproximando e afastando o transmissor do medidor quando encontrar a certeza do sinal presente diminua a aumente a leitura para o fundo de escala e comece a diminuir a sensibilidade para ter a leitura do multímetro no meio da escala, então ai você pode começar a fuçar no transmissor e procurar aumentar o ganho que será indicado no instrumento pela variação da deflexão do ponteiro, se aumentar a tensão o ganho foi maior,  se diminuir caiu o nível de saída  faça esta experiência trocando transistores e ajustando as bobinas para sentir a diferença em trabalhar no escuro e com o medidor de intensidade de RF.



EXPERIMENTANDO

Deixe  o transmissor funcionando  com a antena colocada e Segure o medidor de intensidade de RF  em sua mão (mantenha longe do circuito transmissor e  segure  pelo multímetro ) caminhe com o medidor para perto do transmissor e observe o deslocamento do ponteiro do medidor, circunde pelo transmissor e você notará uma variação dependendo da localização do medidor, isto quer dizer que o campo de irradiação da antena transmissora é variável, agora deixe os dois em lugares fixos e sem alterações marque as medidas em um papel, agora aproxime-se da antena do transmissor e corte um pedaço em torno de dois centímetros, marque em um papel a medida, depois retire a antena do transmissor e coloque uma com 3 metros de comprimento e anote a medida, fazendo isso você terá uma noção do fenômeno da radiação eletromagnética.
Há muitos outras coisas que você pode testar com este projeto. Equipamento de teste é muito importante ao trabalhar com RF assim comece agora e construa seus equipamentos, simples mas eficiente.



Projecto retirado de Novaelectronica.org