Por acaso nesse teste que fiz, o compressor era R600A e ao meter o R134A trabalhou por umas horas em teste e de repente senti como se rebentasse algo e o motor ficou a fazer um barulho desgraçado... ele trabalhava mas não tinha força. Meti um motor R134A de um frigo que estava para ir para reciclagem e voltei a meter gás r134A sem limpezas de tubagem, ele ficou a trabalhar de noite e no dia seguinte estava com a tubagem entupida e o frigo descongelado.
Limpei tubagem e meti gás novamente, ficou a funcionar 3 dias em teste e não deu mais problemas, no entanto notei que demora mais a atingir a temperatura do que com o R600.
Sinceramente eu evito fazer essas mudanças, sempre que possível uso o gás certo. Por acaso a mim é raro aparecer um entupido,o que me aparece muito é com fugas nas tubagens internas.
O problema maior é que por curiosidade rasguei o isolamento a dois frigorificos com esse problema e tinham ferrugem nas zona que estava furada... Se a tubagem é de aluminio a ferrugem só pode vir do motor ou da tubagen exterior e esses detritos podem ser causa de muitos entupimentos e não o gás
Cada vez tenho mais frigorificos com fugas, no mês passado foram 4 e não sei de nenhuma solução para resolver, se alguém souber até agradeço uma dica.