Há 2 anos comprei o SAMSUNG RB29FSRNDSA... avariou 1 ano depois a FORMAR GELO no congelador (alguma coisa ENTOPE no sistema e a água que deveria evaporar CAI para dentro do congelador!!!!). Depois de uma SAGA com a SAMSUNG que não lembra ao diabo (portaldaqueixa.com/brands/samsung/complaints/samsung-publicidade-enganosa-recusa-de-troca-do-equipamento-20648618) consegui a DEVOLUÇÃO (graças ao apoio da WORTEN), e como o Samsung RB31FEJNDSA estava em promoção, é um modelo superior, senti-me tentado!!! GRANDA BURRO! :D Sim, o ruído é menor, quase não se ouve! Muito bom mesmo! Mas.. 1 ANO DEPOIS (mesmo timing do anterior!) o barulho mudou de repente... percebi imediatamente que algo nao estava bem... deixei de ouvir os pequenos ruidos do "GELO A CAIR" na parte traseira... dias depois... GELO NO CONGELADOR!!!!! VOLTAMOS ao mesmo!!!!
E agora? Mais uma saga com a WORTEN / SAMSUNG!
Aqui fica a review do RB31FEJNDSA que fiz o ano passado: worten.pt/produtos/frigorifico-combinado-samsung-rb31fejndsa-5030974
CUIDADO com os NO-FROST SAMSUNG!!!
Atenção caros consumidores: tenho ESTE modelo há cerca de 1 mês, após ter estado cerca de 6 meses com o modelo RB29FSRNDSA (que é um TUDO idêntico, apenas tem menor volume na parte do frigorífico), o qual tive de DEVOLVER após uma "batalha" surreal que durou semanas com a SAMSUNG, pois começou a criar placas de GELO no interior do congelador (aparentemente, existe um problema do conhecimento da SAMSUNG nestes modelos NO-FROST que faz com que a água do circuito de descongelação verta para dentro do congelador... a solução é... DESCONGELAR!! ou aceitar uma reparação, efectuada com a aplicação de uma peça feita para "desenrascar". Não aceitei!).
1) BARULHENTOS! Sim... todos os no-frost são barulhentos pelo que pude apurar, e estes SAMSUNG não são excepção. O compressor faz um ruído incomodativo, estão sempre a trabalhar, e o processo de descongelação automático, dependendo do modelo, pode "assustar" com os seus barulhos de queda de gelo no interior.
2) Consumo de energia exagerado! Vejo combinados muito maiores com consumos de quase METADE! Se é possível nos combinados de maior volume, porque não nestes?
3) Propensos a CRIAR GELO NO CONGELADOR (sim!) devido a um problema de construção (já descrito em cima) Arrisquei neste modelo porque estava ao preço do anterior (promoção) e tem os puxadores na porta (o INOX pouco me diz). Agora é esperar que não venha de série com os problemas que tive no anterior modelo, mas pelo que já li aqui, já vi que existem outros consumidores com as mesmas queixas!!! (talvez tenha feito uma grande asneira em me manter na marca!) Apenas uma NOTA: Estes são bens de PRIMEIRA necessidade! Ninguém é obrigado a ficar mais de 7 dias a aguardar pela conclusão de uma reparação / pedido de troca. Constatada uma AVARIA, cabe ao consumidor aceitar ou não uma reparação, e pode simplesmente pedir a TROCA do equipamento. Algo que jamais irei aceitar é ser dono de um frigorífico NO-FROST (cuja tecnologia foi desenvolvida exactamente para NÃO criar gelo e evitar as incómodas descongelações), que crie gelo no interior obrigando-me a descongelar o mesmo (e perder os bens refrigerados) para proceder a reparações...
Caso volte a acontecer, irei devolver também este modelo e trocar de marca...