Existem vários sistemas de compressão de imagem e som digital em TDT, o que acontece é que apesar do seu LCD ter sistema de tdt integrado ele é apenas compatível com o formato MPEG1 e MPEG2 que foram as versões iniciais do TDT. O sistema em Portugal começou a funcionar mais tarde que em outros países e por esse motivo já não foi implementado nas versões iniciais de compressão MPEG mas sim na versão mais actual que é a MPEG4 que se destingue por ser alta definição. O sistema MPEG4 é assinalado nos lcd e plasma pelos fabricantes com as sigla TDT-HD ou TNT-HD. Trata-se de um sistema de compressão mais aperfeiçoado e com suporte diferente das versões anteriores.
Na vizinha Espanha como noutros países da Europa começaram a emitir em digital há vários anos pelo que começaram com a norma MPEG1 e 2, assim sendo, os fabricantes começaram a produzir televisores com o tdt integrado para servir a esses países, mas com as importações feitas pelas empresas de Portugal, entraram também no mercado de cá antes de ter sido implementado o sistema e muita gente comprou o televisor com a fé em que ia funcionar quando o tdt inicia-se a emissão, porém foi um erro.
Devido a serem sistema muito distantes em termos de tecnologia, usam compressões e encriptação diferentes não é possível pelo menos actualmente fazer funcionar uma tv com MPEG2 com os canais TDT portugueses sem ser com um descodificador externo.
É preciso atenção ao comprar um producto se cumpre os requesitos que queremos e ter muito cuidado com as promoções que geralmente servem para despachar productos que não tem escoamento por algum motivo...
Cumpts