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Circulares Técnicas, Boletins técnicos Apostilas e tutoriais. / Algumas defini??es de termos utilizados em car-audio
« em: Julho 20, 2008, 12:09:39 am »
A/V Input Audio/Video Input/Output
Os equipamentos tipo ?udio/V?deo possuem recursos para o controle do sinal de v?deos, CDs, TV, etc. , de forma a processar esses sinais, distribuindo-os e separando-os; para a TV os sinais de imagem e para o amplificador/controlador os de ?udio.
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AB Test
M?todo para avalia??o do desempenho comparado de dois componentes ou sistemas atrav?s do chaveamento r?pido entre eles. Durante grava??es, ? realizado comparando o que est? sendo gravado e a fonte original atrav?s do controle "monitor".
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Absor??o
Fen?meno que evita que uma onda seja refletida com a mesmo quantidade de energia da onda incidente. A diferen?a entre as energias das ondas tem como resultado gera??o de calor.
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Acoustic Lens Lentes Ac?sticas
Pe?a met?lica ou pl?stica, colocada ? frente de um alto-falante de agudos e destinada a aumentar o ?ngulo de dispers?o das altas freq??ncias.
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Acoustic Suspension Suspens?o Ac?stica
Sonofletor constru?do em caixa hermeticamente selada no qual a for?a restauradora ao movimento do woofer ? proporcionada em sua maior parte pelo volume de ar da caixa. Para isso ? necess?rio que o alto-falante apresente suspens?o muito macia e linear ao movimento. Uma varia??o do sonofletor do tipo infinito. T?cnica de constru??o de caixas ac?sticas, onde o bafle ? perfeitamente vedado, servindo o ar preso dentro da caixa como amortecedor do cone do falante. Este tipo de caixa ? conhecido por seu tamanho reduzido e por sua baixa efici?ncia.
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Active Filter Filtro Ativo
Dispositivo que tem por finalidade eliminar sinais de uma determinada freq??ncia ou de uma faixa de freq??ncias acima ou abaixo de um valor limite. Pode ser passivo, quando emprega apenas componentes passivos (resistores, capacitores e indutores), ou ativo.
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Ac?stica Acoustics
Ci?ncia que estuda os fen?menos sonoros. Tamb?m assim se denomina a caracter?stica ac?stica das salas de audi??o e outros recintos. ? a ci?ncia que estuda fen?menos ligados ao som. ? a caracter?stica do ambiente que influencia o som que ouvimos.
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AES (Audio Engineering Society)
Principal organiza??o internacional que congrega os profissionais do ?udio.
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AES/EBU (Audio Engineering Society/European Broadcasting Union Standard)
S?rie de padr?es para a transmiss?o de dois canais de ?udio digital em uma comunica??o serial.
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AF
Abrevia??o de Audio-freq??ncia. Faixa de freq??ncias aud?veis ou captadas pelo ouvido humano, compreendendo de 20 a 20.000 Hz, aproximadamente.
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AFC (Automatic Frequency Control)
Abrevia??o de Controle Autom?tico de Freq??ncia. ? o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.
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AGC (Automatic Gain Control)
? o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferen?as de n?vel existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifus?o. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos est?gios de R.F. e o diminui para uma emissora forte. Com isto temos, na sa?da de ?udio, um volume constante para todas as emissoras.
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Agudos Treble
Faixa de freq??ncias que situam-se na parte mais alta do ?udio, a partir de aproximadamente 5 kHz.
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Agulha Stylus
Pequena e delgada pe?a de safira ou diamante, com corte geom?trico especial utilizada em Gira-discos anal?gicos. ? a parte de uma c?psula fonocaptora que percorre os sulcos de um disco tipo Long-Play anal?gico.
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Agulha Bi-Radial Bi-Radial stylus Agulha El?ptica
Agulha fonocaptora de se??o transversal semelhante a uma elipse, empregando dois raios de circunfer?ncia diferentes.
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Agulha C?nica Conical Stylus Spherical Stylus
Agulha fonocaptora de se??o transversal circular.
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Agulha de Corte Cutting Stylus
Agulha utilizada para gravar os sulcos dos discos fonogr?ficos anal?gicos durante a fabrica??o.
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Ajuste de Timbre Pitch Control
Dispositivo encontrado em mesas reprodutoras, gravadores, softwares de composi??o, e que permite o ajuste fino da velocidade aparente de reprodu??o .
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ALC (Automatic Level Control) CAN (Controle Automatico de N?vel)
Circuito que mant?m um n?vel de sa?da constante para varia??es do n?vel de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o n?vel de grava??o constante para variados n?veis de sinais captados pela fonte sonora.
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Alnico
Liga utilizada como im? de alto fluxo magn?tico para alto falantes
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Alta Fidelidade High Fidelity HiFi
Equipamentos capazes de reproduzir o ?udio com a maior fidelidade poss?vel, empregando os melhores projetos e componentes, sem compromissos com o custo. Tamb?m conhecidos como equipamentos High-End.
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Alternating Current (AC) Corrente Alternada (CA)
Abrevia??o de Corrente Alternada. Tipo de corrente el?trica que muda de polaridade periodicamente. Termo gen?rico, geralmente usado para designar a alimenta??o el?trica utilizada nas resid?ncias, escrit?rios, etc.
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Alto-Falante Loudspeaker Speaker
Transdutor eletroac?stico que tem a fun??o de transformar um sinal el?trico em ondas ac?sticas. Os principais tipos s?o: subwoofers, woofers, midrangers e tweeters. Transdutor eletroac?stico que converte energia el?trica em energia sonora.
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Alto-Falante Coaxial Coaxial Speaker
Alto-falante composto de um cone para reprodu??o de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.
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Alto-Falante de Agudos Tweeter
Alto-falante especialmente projetado para responder ?s altas freq??ncias. Pode utilizar cone de papel, pl?stico ou metais nobres, leves e r?gidos. Tamb?m s?o constru?dos com domos ou fitas (Ribbon) met?licas ou de pl?sticos especiais.
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Alto-Falante de Graves Woofer
Alto-falante especialmente projetado para responder ?s baixas freq??ncias (consideradas aproximadamente de 20 Hz a 500 Hz. O cone utilizado, embora r?gido estruturalmente, possui uma borda bastante flex?vel para facilitar altas excurs?es nas freq??ncias mais baixas
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Alto-Falante de M?dios Squawker Midrange
Alto-falante destinado ? reprodu??o das freq??ncias m?dias (consideradas aproximadamente de 500Hz a 5kHz)
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Alto-Falante Eletrost?tico Electrostatic Speaker
Alto-falante que utiliza o princ?pio de funcionamento de uma membrana que vibra quando em presen?a de um campo eletrost?tico de alta tens?o. Este campo ? produzido por meio de uma tens?o D.C. extra alta modulada pelo sinal amplificado. Costuma apresentar imped?ncia de entrada elevada e geralmente de carater capacitivo.
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Aluminium cone
Cone desenvolvido em liga espec?fica de duralum?nio, com tratamento qu?mico especial que proporciona uma rigidez diferenciada e muito superior ao cone de pl?stico ou de papel. Reproduz o som com alt?ssima qualidade e ou distor??o bastante reduzida.
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AM (Amplitude Modulation) AM (Amplitide Modulada)
Abrevia??o de Amplitude Modulada. Tipo de transmiss?o que utiliza o princ?pio da varia??o de amplitude de uma portadora de R.F., de acordo com o sinal de ?udio do programa a ser transmitido. A radiodifus?o em AM, pode ser transmitida em faixas de ondas m?dias (MW) ou de ondas curtas (SW). A responsta em freq??ncia de ?udio ? limitada indo de 40 Hz a aproximadamente 5 KHz, geralmente as transmiss?es s?o monof?nicas, embora tamb?m haja um padr?o t?cnico para estereofonia.
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AM Supression Supres?o de AM
Caracter?stica de um sintonizador em eliminar as varia??es de amplitude de uma portadora de FM. Estas varia??es s?o Interfer?ncias de natureza variada e, portanto, quanto mais rejeitadas forem, melhor ser? a rela??o sinal/ru?do do sintonizador.
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Ambi?ncia
Caracter?stica ac?stica distinta de um detrminado local.Os aspectos sonicamente reconhec?veis de um ambiente na reprodu??o podem ser sintetizados como "ambi?ncia" e correspondem principalmente ? reverbera??o e eco presentes. Muitas vezes a ambi?ncia ? produzida artificialmente pela introdu??o de efeitos sintetizados eletronicamente.
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Amortecimento Damping
Processo de controle para a redu??o dos efeitos de resson?ncia de forma a evitar distor??es e colora??o do som. Geralmente ? realizada com o uso de elementos resistivos ou seus equivalentes mec?nicos e ac?sticos.
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Amostragem Sampling
Em ?udio digital, amostragem corresponde ? uma medida da amplitude do sinal tomada em intervalos fixos de tempo. A freq??ncia de amostragem para o CD ? de 44,1 kHz, significando que o sinal ? medido 44.100 vezes a cada segundo.
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?mpere
Unidade de corrente el?trica
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Amplifica??o Amplification
Processo de eleva??o do n?vel de tens?o dos sinais de ?udio de forma a adapt?-los a uma etapa seguinte e evitar perdas e aumento do ru?do devido ao descasamento de n?vel e imped?ncia.
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Amplificador Amplifier
Dispositivo destinado a elevar os n?veis de tens?o dos sinais de ?udio. ? muitas vezes empregado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia, ou Amplificador Integrado.
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Amplificador de Pot?ncia Power Amplifier
Est?gio de um amplificador de ?udio que eleva o sinal de ?udio fornecido pelo preamplificador a um n?vel de tens?o e imped?ncia adequados para impulsionar um alto-falante. Tamb?m denominado amplificador principal.
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Amplificador em Ponte Bridge Amplifier
Est?gio de pot?ncia com configura??o que utiliza dois circuitos id?nticos em contrafase para aumentar a pot?ncia dispon?vel com a mesma tens?o de alimenta??o D.C.
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Amplificador Integrado lntegrated Amplifier
Usado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia. Normalmente ? usado somente o termo amplificador para designar este conjunto.
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Amplificador Principal Main Amplifier
Est?gio de um amplificador de ?udio que eleva o sinal de ?udio fornecido pelo preamplificador a um n?vel de tens?o e imped?ncia adequados para impulsionar um alto-falante. Tamb?m denominado amplificador principal.
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Amplificadores
Equipamento utilizado para aumentar o n?vel de um sinal el?trico, originado de uma fonte de sinal - Gire discos -Cassetes /CD, atrav?s de um cabo blindado. Podem ser de dois tipos: com fonte chaveada ou com circuito integrado.
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Amplification Amplifica??o
Processo de eleva??o do n?vel de tens?o dos sinais de ?udio de forma a adapt?-los a uma etapa seguinte e evitar perdas e aumento do ru?do devido ao descasamento de n?vel e imped?ncia.
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Amplifier Amplificador
Dispositivo destinado a elevar os n?veis de tens?o dos sinais de ?udio. ? muitas vezes empregado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia, ou Amplificador Integrado.
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Amplitude
Amplitude: magnitude instant?nea de uma oscila??o, como por exemplo, a amplitude de press?o ac?stica
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Analisador de Espectro Spectrum Analyser
Equipamento utilizado para monitorar a resposta em freq??ncia, mostrando os diferentes grupos de freq??ncias em forma de gr?fico de barras horizontais. Os analisadores geralmente empregam grupos de ter?as ou de freq??ncias inteiras.
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Analog Digital Converter
M?dulo que converte o sinal anal?gico para o dom?nio digital, usado em gravadores digitais e est?dios que produzem fitas e CDs. A informa??o da forma de onda ? medida em cada instante e convertida em um n?mero bin?rio (composto de zeros e uns). Por exemplo, um conversor de 16 bits ? capaz de registrar um entre 65.536 valores diferentes em cada mudola??o.
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Anal?gico Analog
Sinal el?trico no qual a freq??ncia e o n?vel variam continuamente em rela??o ao sinal el?trico ou ac?stico original. Componente que trabalha com um sinal que ? uma r?plica do original.
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Anechoic Chamber C?mara Anec?ica
Sala especialmente projetada para o teste de equipamentos sonoros, microfones e alto-falantes, em teoria absolutamente isenta de reverbera??es. Esta caracter?stica ? obtida pelo uso de material ac?stico absorvente.
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Anec?ico
Ambiente sem reflex?es de ondas sonoras
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?ngulo de cobertura
?ngulo que ? limitado pelos dois pontos de atenua??o de 6dB e tem com v?rtice o ponto de gera??o do sinal ac?stico
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?ngulo de Corte ?ngulo Vertical Cutting Angle
?ngulo (vertical) formado pelo eixo da agulha de corte (durante a grava??o do disco fonogr?fico anal?gico) com a normal ? superf?cie do disco no ponto de contato da agulha com o disco.
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?ngulo Vertical
O mesmo que ?ngulo de corte.
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Antena Antenna
Dispositivo para capta??o das ondas eletromagn?ticas nas faixas de radiofreq??ncia. ? composta de componentes met?licos nas mais variadas configura??es. Os comprimentos e a disposi??o dos elementos ir?o depender das freq??ncias que se quer receber. Para as freq??ncias extra altas empregadas por sat?lites apresenta o formato de um disco ou prato.
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Antena de Ferrita Ferrite Core Antenna
Tipo de antena usado especialmente para a recep??o de AM. ? constitu?da de algumas espiras de fio enroladas sobre um bast?o (n?cleo) de ferrita.
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Os equipamentos tipo ?udio/V?deo possuem recursos para o controle do sinal de v?deos, CDs, TV, etc. , de forma a processar esses sinais, distribuindo-os e separando-os; para a TV os sinais de imagem e para o amplificador/controlador os de ?udio.
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AB Test
M?todo para avalia??o do desempenho comparado de dois componentes ou sistemas atrav?s do chaveamento r?pido entre eles. Durante grava??es, ? realizado comparando o que est? sendo gravado e a fonte original atrav?s do controle "monitor".
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Absor??o
Fen?meno que evita que uma onda seja refletida com a mesmo quantidade de energia da onda incidente. A diferen?a entre as energias das ondas tem como resultado gera??o de calor.
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Acoustic Lens Lentes Ac?sticas
Pe?a met?lica ou pl?stica, colocada ? frente de um alto-falante de agudos e destinada a aumentar o ?ngulo de dispers?o das altas freq??ncias.
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Acoustic Suspension Suspens?o Ac?stica
Sonofletor constru?do em caixa hermeticamente selada no qual a for?a restauradora ao movimento do woofer ? proporcionada em sua maior parte pelo volume de ar da caixa. Para isso ? necess?rio que o alto-falante apresente suspens?o muito macia e linear ao movimento. Uma varia??o do sonofletor do tipo infinito. T?cnica de constru??o de caixas ac?sticas, onde o bafle ? perfeitamente vedado, servindo o ar preso dentro da caixa como amortecedor do cone do falante. Este tipo de caixa ? conhecido por seu tamanho reduzido e por sua baixa efici?ncia.
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Active Filter Filtro Ativo
Dispositivo que tem por finalidade eliminar sinais de uma determinada freq??ncia ou de uma faixa de freq??ncias acima ou abaixo de um valor limite. Pode ser passivo, quando emprega apenas componentes passivos (resistores, capacitores e indutores), ou ativo.
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Ac?stica Acoustics
Ci?ncia que estuda os fen?menos sonoros. Tamb?m assim se denomina a caracter?stica ac?stica das salas de audi??o e outros recintos. ? a ci?ncia que estuda fen?menos ligados ao som. ? a caracter?stica do ambiente que influencia o som que ouvimos.
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AES (Audio Engineering Society)
Principal organiza??o internacional que congrega os profissionais do ?udio.
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AES/EBU (Audio Engineering Society/European Broadcasting Union Standard)
S?rie de padr?es para a transmiss?o de dois canais de ?udio digital em uma comunica??o serial.
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AF
Abrevia??o de Audio-freq??ncia. Faixa de freq??ncias aud?veis ou captadas pelo ouvido humano, compreendendo de 20 a 20.000 Hz, aproximadamente.
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AFC (Automatic Frequency Control)
Abrevia??o de Controle Autom?tico de Freq??ncia. ? o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.
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AGC (Automatic Gain Control)
? o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferen?as de n?vel existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifus?o. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos est?gios de R.F. e o diminui para uma emissora forte. Com isto temos, na sa?da de ?udio, um volume constante para todas as emissoras.
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Agudos Treble
Faixa de freq??ncias que situam-se na parte mais alta do ?udio, a partir de aproximadamente 5 kHz.
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Agulha Stylus
Pequena e delgada pe?a de safira ou diamante, com corte geom?trico especial utilizada em Gira-discos anal?gicos. ? a parte de uma c?psula fonocaptora que percorre os sulcos de um disco tipo Long-Play anal?gico.
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Agulha Bi-Radial Bi-Radial stylus Agulha El?ptica
Agulha fonocaptora de se??o transversal semelhante a uma elipse, empregando dois raios de circunfer?ncia diferentes.
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Agulha C?nica Conical Stylus Spherical Stylus
Agulha fonocaptora de se??o transversal circular.
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Agulha de Corte Cutting Stylus
Agulha utilizada para gravar os sulcos dos discos fonogr?ficos anal?gicos durante a fabrica??o.
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Ajuste de Timbre Pitch Control
Dispositivo encontrado em mesas reprodutoras, gravadores, softwares de composi??o, e que permite o ajuste fino da velocidade aparente de reprodu??o .
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ALC (Automatic Level Control) CAN (Controle Automatico de N?vel)
Circuito que mant?m um n?vel de sa?da constante para varia??es do n?vel de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o n?vel de grava??o constante para variados n?veis de sinais captados pela fonte sonora.
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Alnico
Liga utilizada como im? de alto fluxo magn?tico para alto falantes
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Alta Fidelidade High Fidelity HiFi
Equipamentos capazes de reproduzir o ?udio com a maior fidelidade poss?vel, empregando os melhores projetos e componentes, sem compromissos com o custo. Tamb?m conhecidos como equipamentos High-End.
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Alternating Current (AC) Corrente Alternada (CA)
Abrevia??o de Corrente Alternada. Tipo de corrente el?trica que muda de polaridade periodicamente. Termo gen?rico, geralmente usado para designar a alimenta??o el?trica utilizada nas resid?ncias, escrit?rios, etc.
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Alto-Falante Loudspeaker Speaker
Transdutor eletroac?stico que tem a fun??o de transformar um sinal el?trico em ondas ac?sticas. Os principais tipos s?o: subwoofers, woofers, midrangers e tweeters. Transdutor eletroac?stico que converte energia el?trica em energia sonora.
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Alto-Falante Coaxial Coaxial Speaker
Alto-falante composto de um cone para reprodu??o de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.
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Alto-Falante de Agudos Tweeter
Alto-falante especialmente projetado para responder ?s altas freq??ncias. Pode utilizar cone de papel, pl?stico ou metais nobres, leves e r?gidos. Tamb?m s?o constru?dos com domos ou fitas (Ribbon) met?licas ou de pl?sticos especiais.
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Alto-Falante de Graves Woofer
Alto-falante especialmente projetado para responder ?s baixas freq??ncias (consideradas aproximadamente de 20 Hz a 500 Hz. O cone utilizado, embora r?gido estruturalmente, possui uma borda bastante flex?vel para facilitar altas excurs?es nas freq??ncias mais baixas
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Alto-Falante de M?dios Squawker Midrange
Alto-falante destinado ? reprodu??o das freq??ncias m?dias (consideradas aproximadamente de 500Hz a 5kHz)
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Alto-Falante Eletrost?tico Electrostatic Speaker
Alto-falante que utiliza o princ?pio de funcionamento de uma membrana que vibra quando em presen?a de um campo eletrost?tico de alta tens?o. Este campo ? produzido por meio de uma tens?o D.C. extra alta modulada pelo sinal amplificado. Costuma apresentar imped?ncia de entrada elevada e geralmente de carater capacitivo.
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Aluminium cone
Cone desenvolvido em liga espec?fica de duralum?nio, com tratamento qu?mico especial que proporciona uma rigidez diferenciada e muito superior ao cone de pl?stico ou de papel. Reproduz o som com alt?ssima qualidade e ou distor??o bastante reduzida.
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AM (Amplitude Modulation) AM (Amplitide Modulada)
Abrevia??o de Amplitude Modulada. Tipo de transmiss?o que utiliza o princ?pio da varia??o de amplitude de uma portadora de R.F., de acordo com o sinal de ?udio do programa a ser transmitido. A radiodifus?o em AM, pode ser transmitida em faixas de ondas m?dias (MW) ou de ondas curtas (SW). A responsta em freq??ncia de ?udio ? limitada indo de 40 Hz a aproximadamente 5 KHz, geralmente as transmiss?es s?o monof?nicas, embora tamb?m haja um padr?o t?cnico para estereofonia.
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AM Supression Supres?o de AM
Caracter?stica de um sintonizador em eliminar as varia??es de amplitude de uma portadora de FM. Estas varia??es s?o Interfer?ncias de natureza variada e, portanto, quanto mais rejeitadas forem, melhor ser? a rela??o sinal/ru?do do sintonizador.
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Ambi?ncia
Caracter?stica ac?stica distinta de um detrminado local.Os aspectos sonicamente reconhec?veis de um ambiente na reprodu??o podem ser sintetizados como "ambi?ncia" e correspondem principalmente ? reverbera??o e eco presentes. Muitas vezes a ambi?ncia ? produzida artificialmente pela introdu??o de efeitos sintetizados eletronicamente.
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Amortecimento Damping
Processo de controle para a redu??o dos efeitos de resson?ncia de forma a evitar distor??es e colora??o do som. Geralmente ? realizada com o uso de elementos resistivos ou seus equivalentes mec?nicos e ac?sticos.
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Amostragem Sampling
Em ?udio digital, amostragem corresponde ? uma medida da amplitude do sinal tomada em intervalos fixos de tempo. A freq??ncia de amostragem para o CD ? de 44,1 kHz, significando que o sinal ? medido 44.100 vezes a cada segundo.
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?mpere
Unidade de corrente el?trica
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Amplifica??o Amplification
Processo de eleva??o do n?vel de tens?o dos sinais de ?udio de forma a adapt?-los a uma etapa seguinte e evitar perdas e aumento do ru?do devido ao descasamento de n?vel e imped?ncia.
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Amplificador Amplifier
Dispositivo destinado a elevar os n?veis de tens?o dos sinais de ?udio. ? muitas vezes empregado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia, ou Amplificador Integrado.
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Amplificador de Pot?ncia Power Amplifier
Est?gio de um amplificador de ?udio que eleva o sinal de ?udio fornecido pelo preamplificador a um n?vel de tens?o e imped?ncia adequados para impulsionar um alto-falante. Tamb?m denominado amplificador principal.
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Amplificador em Ponte Bridge Amplifier
Est?gio de pot?ncia com configura??o que utiliza dois circuitos id?nticos em contrafase para aumentar a pot?ncia dispon?vel com a mesma tens?o de alimenta??o D.C.
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Amplificador Integrado lntegrated Amplifier
Usado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia. Normalmente ? usado somente o termo amplificador para designar este conjunto.
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Amplificador Principal Main Amplifier
Est?gio de um amplificador de ?udio que eleva o sinal de ?udio fornecido pelo preamplificador a um n?vel de tens?o e imped?ncia adequados para impulsionar um alto-falante. Tamb?m denominado amplificador principal.
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Amplificadores
Equipamento utilizado para aumentar o n?vel de um sinal el?trico, originado de uma fonte de sinal - Gire discos -Cassetes /CD, atrav?s de um cabo blindado. Podem ser de dois tipos: com fonte chaveada ou com circuito integrado.
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Amplification Amplifica??o
Processo de eleva??o do n?vel de tens?o dos sinais de ?udio de forma a adapt?-los a uma etapa seguinte e evitar perdas e aumento do ru?do devido ao descasamento de n?vel e imped?ncia.
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Amplifier Amplificador
Dispositivo destinado a elevar os n?veis de tens?o dos sinais de ?udio. ? muitas vezes empregado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia, ou Amplificador Integrado.
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Amplitude
Amplitude: magnitude instant?nea de uma oscila??o, como por exemplo, a amplitude de press?o ac?stica
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Analisador de Espectro Spectrum Analyser
Equipamento utilizado para monitorar a resposta em freq??ncia, mostrando os diferentes grupos de freq??ncias em forma de gr?fico de barras horizontais. Os analisadores geralmente empregam grupos de ter?as ou de freq??ncias inteiras.
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Analog Digital Converter
M?dulo que converte o sinal anal?gico para o dom?nio digital, usado em gravadores digitais e est?dios que produzem fitas e CDs. A informa??o da forma de onda ? medida em cada instante e convertida em um n?mero bin?rio (composto de zeros e uns). Por exemplo, um conversor de 16 bits ? capaz de registrar um entre 65.536 valores diferentes em cada mudola??o.
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Anal?gico Analog
Sinal el?trico no qual a freq??ncia e o n?vel variam continuamente em rela??o ao sinal el?trico ou ac?stico original. Componente que trabalha com um sinal que ? uma r?plica do original.
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Anechoic Chamber C?mara Anec?ica
Sala especialmente projetada para o teste de equipamentos sonoros, microfones e alto-falantes, em teoria absolutamente isenta de reverbera??es. Esta caracter?stica ? obtida pelo uso de material ac?stico absorvente.
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Anec?ico
Ambiente sem reflex?es de ondas sonoras
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?ngulo de cobertura
?ngulo que ? limitado pelos dois pontos de atenua??o de 6dB e tem com v?rtice o ponto de gera??o do sinal ac?stico
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?ngulo de Corte ?ngulo Vertical Cutting Angle
?ngulo (vertical) formado pelo eixo da agulha de corte (durante a grava??o do disco fonogr?fico anal?gico) com a normal ? superf?cie do disco no ponto de contato da agulha com o disco.
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?ngulo Vertical
O mesmo que ?ngulo de corte.
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Antena Antenna
Dispositivo para capta??o das ondas eletromagn?ticas nas faixas de radiofreq??ncia. ? composta de componentes met?licos nas mais variadas configura??es. Os comprimentos e a disposi??o dos elementos ir?o depender das freq??ncias que se quer receber. Para as freq??ncias extra altas empregadas por sat?lites apresenta o formato de um disco ou prato.
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Antena de Ferrita Ferrite Core Antenna
Tipo de antena usado especialmente para a recep??o de AM. ? constitu?da de algumas espiras de fio enroladas sobre um bast?o (n?cleo) de ferrita.
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