Já ouviu relatos de colegas que ao sentirem um forte cheiro de borracha queimada, descobriram que estavam pisando em cima do ferro de solda ligado? Ou um dia já queimou o antigo e raro móvel da vitrola de um cliente . Tudo isto porque não possuíam um simples e barato acessório chamado suporte para ferro de solda.
Existem diversos modelos no mercado, mas com um pouco de criatividade você poderá construir um utilizando sucatas (molas, ferro, vergalhão, etc...). O importante é ter um lugar seguro para repousar o ferro de solda o que ira facilitar o seu trabalho e tornar mais seguro o ambiente, evitando acidentes e queima indesejada de objetos em sua bancada ou até mesmo de seus sapatos, caso você seja um daqueles que deixa o ferro no chão enquanto está fazendo outra coisa !
Vimos até aqui como manter o ferro de solda em seu lugar apropriado, mas existe outro fator de grande importância que é manipulação deste instrumento de bancada. Se mau dimensionado em termos de potencia para o que se pretende fazer e imperícia na sua utilização pode se tornar uma arma de destruição em massa de trilhas e componentes !
O ferro de solda possui um companheiro inseparável: o sugador de solda ! - Indispensável ao hobbysta e técnico em eletrônica. Sem ele você não consegue retirar um componente do circuito, pode até arrancá-lo, mas isso não é correto, pois você levaria mais tempo para realizar a operação aquecendo em demasia o componente e pondo em risco a trilha de cobre do circuito impresso. Com o auxilio do sugador você remove com facilidade a solda dos terminais dos componentes e deixa os orificios livres para uma nova inserção. Para trabalhos delicados como montagens de projetos ou reparações eletrônicas, normalmente utilizam-se ferros de solda de potência entre 20 e 30 watts. É claro que existem estações de solda com controle de temperatura e outras maravilhas incorporadas, mas este artigo destina-se ao hobbysta e ao técnico que está iniciando e não pode dispor de verba para investir em equipamentos mais sofisticados. Mesmo assim, deve adquirir um soldador de boa qualidade, bem como o sugador e a solda a ser utilizada. Existem diversos tipos de ponteiras utilizadas nos soldadores: Finas, grossas, arredondadas, longas, curtas, etc. É importante que você disponha de alguns tipos diferentes. Existem Ci's que a proximidade de seus terminais exigem um ferro com a ponta muito fina para que sejam removidos ou inseridos o que seria quase impossível com um ferro de ponta grossa pois ao soldar um terminal você já estaria espalhando solda no outro e fazendo um curto.
Se você não tem prática, treine em sucatas de placas removendo componentes e os recolocando. Em pouco tempo você irá se adaptar a estas ferramentas, mas trabalhe sempre com calma, sob boa iluminação e com o equipamento ou placa bem posicionado.
Algumas Dicas Para Conservar de Ferro de SoldaApós o uso, não se deve sacudir o ferro para retirar os resíduos de solda acumulados na ponta. Pelo contrário, a ponteira deve permanecer estanhada para evitar sua oxidação. Utilize uma esponja levemente umedecida para limpar a ponteira com o ferro ainda quente. Em seguida estanhe o mesmo.
Nunca Lixe a ponta do ferro, para não remover o revestimento.
Não substitua a ponteira por outra que não seja original ou especialmente desenvolvida para aquele tipo de ferro de solda.
by FreeBR
--------------------------------------------------------------------------------