Antena Dipolo Dipole Antenna
Tipo muito simples de antena constitu?da de dois bra?os, geralmente fornecida junto com sintonizadores de FM.
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Antenna Directionality Diretividade de Antena
Uma das caracter?sticas das antenas de recep??o de R.F., que consiste em captar, com maior intensidade, os sinais recebidos de uma determinada dire??o. O uso de uma antena bastante diretiva ? particularmente interessante para a recep??o em locais onde existem muitos sinais refletidos, que em TV geram os fantasmas e em FM acarretam distor??es no sinal de ?udio.
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Compander Compressor Expansor
Equipamento de ?udio anal?gico empregado na redu??o do ru?do em grava??es e que opera atrav?s da compress?o da banda din?mica do sinal. Alguns exemplos s?o: Dolby C, dBx, CX, etc.
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Compat?vel Compatible
Um sistema que pode operar com elementos de um outro ou com gera??es diferentes de equipamentos. Por exemplo, um v?deo cassete HI-FI est?reo capaz de reproduzir fitas com trilha monof?nica; um aparelho de fita digital DCC capaz de aceitar fitas cassete anal?gicas; um aparelho de DVD que pode produzir CDs, etc.
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Compli?ncia Compliance
? usado o termo compli?ncia para designar a flexibilidade do cone de um alto-falante. Alta compli?ncia para alto-falantes cujos cones permitem grandes deslocamentos (falantes de graves e para suspens?o ac?stica) e baixa compli?ncia para pequenos deslocamentos do cone (falantes de m?dios e agudos). A unidade de medida da compli?ncia ? m/Newton.)
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Component System Sistema de Som
? o conjunto de equipamentos (gravador, toca-discos, amplificador, sonofletor, sintonizador, etc.). que formam uma cadeia sonora.
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Compress?o Compression
Em ?udio anal?gico, processo de redu??o linear da gama din?mica de um programa, com a finalidade de compatibiliz?-lo com os limites impostos pelos meios de grava??o ou transmiss?o - ? o inverso do processo de expans?o. Em ?udio digital, corresponde ? elimina??o dos bits menos significativos para a audi??o por meio de algoritmos matem?ticos de forma a compatibilizar o "string" digital com os limites dos meios tecnol?gicos empregados. Alguns exemplos s?o: MPEG, ATRAC, PASC, etc.
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Compressor Expansor Compander
Equipamento de ?udio anal?gico empregado na redu??o do ru?do em grava??es e que opera atrav?s da compress?o da banda din?mica do sinal. Alguns exemplos s?o: Dolby C, dBx, CX, etc.
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Concha Shell
Parte do bra?o de um toca-discos onde ? fixada a c?psula fonocaptora.
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Condenser Microphone Microfone de Capacitor
Microfone que utiliza a varia??o da capacit?ncia de um capacitor, atrav?s da varia??o da dist?ncia entre suas placas. Uma das placas ? fixa e a outra, m?vel, corresponde ? membrana que ser? vibrada pelas ondas sonoras captadas pela mesma. Necessita de uma fonte de tens?o elevada para o seu funcionamento.
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Cone
Tem a fun??o de movimentar o ar e assim criar o som propriamente dito. A sonoridade varia conforme o formato, tamanho e material. Atualmente as mat?rias primas mais utilizadas s?o papel, polipropileno, alum?nio, etc.
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Cone de celulose
Composto com a uni?o de v?rios tipo de fibras, desenvolvido com especifica??es para sistema de som desejado.
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Cone de PPG
Cone com um composto de polipropileno e grafite aliado a um desenho que proporciona maior rigidez no cone.
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Cone Duplo (Dual Cone)
Alto-falante composto de um cone para reprodu??o de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.
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Cone polimerizado
? o cone desenvolvido com polimerizante de composto preto que d? ao cone a tonalidade preta ou composto de grafite, que resulta numa cor acizentada para o cone, resultando num melhor acabamento e apresenta??o. Servem para aumentar a resist?ncia, reduzindo sensivelmente a sua espessura e mantendo a mesma rigidez.
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Conector BNC
Tipo de conector muito usado em equipamentos de ?udio/V?deo e que assegura maior isolamento entre os m?ltiplos condutores.
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Conector RCA
Padr?o de conex?o em ?udio que trata de sinais de baixa pot?ncia
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Conector XLR XLR Connector
Conector de tr?s pinos blindado e dotado de trava, muito utilizado para microfones profissionais. Tamb?m conhecido como Cannon Connector
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Conical Stylus Agulha C?nica
Agulha fonocaptorade se??o transversal circular.
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Contour Controle de Audibilidade
Tamb?m conhecido s? pelo termo Audibilidade, ? o controle existente em muitos equipamentos de ?udio, que tem por finalidade compensar uma caracter?stica do ouvido humano, que tem dificuldade em perceber as freq??ncias mais altas e mais baixas do espectro sonoro em n?veis baixos de audi??o. Quando acionado, proporciona um refor?o nestas freq??ncias. S? deve atuar em baixos n?veis de sa?da, e anulando aos poucos a sua a??o ? medida em que aumentamos o volume.
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Contrapeso Counter Weight
Peso colocado em um bra?o de toca-discos anal?gico na extremidade oposta ao conjunto suporte/c?psula fonocaptora. Deslocando-o ao longo do bra?o, ajustamos o equil?brio deste de modo que o peso da c?psula fonocaptora n?o incline o bra?o, o que acarretaria uma press?o excessiva da agulha sobre o sulco do disco, danificando ambos. O ajuste da press?o da agulha ?. geralmente, feito por outro controle em separado.
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Controle Autom?tico de Freq??ncia
? o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.
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Controle Autom?tico de Ganho
? o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferen?as de n?vel existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifus?o. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos est?gios.
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Controle Autom?tico de N?vel
Circuito que mant?m um n?vel de sa?da constante para varia??es do n?vel de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o n?vel de grava??o constante para variados n?veis de sinais captados pela fonte sonora.
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Controle de Audibilidade Loudness Control Contour
Tamb?m conhecido s? pelo termo Audibilidade, ? o controle existente em muitos equipamentos de ?udio, que tem por finalidade compensar uma caracter?stica do ouvido humano, que tem dificuldade em perceber as freq??ncias mais altas e mais baixas do espectro sonoro em n?veis baixos de audi??o. Quando acionado, proporciona um refor?o nestas freq??ncias. S? deve atuar em baixos n?veis de sa?da, e anulando aos poucos a sua a??o ? medida em que aumentamos o volume.
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Controle de Equil?brio Balance Control
Controle utilizando um potenci?metro (resistor vari?vel), que permite compensar volumes diferentes existentes entre os canais de um amplificador multicanal, para que todos entreguem um mesmo n?vel sonoro em suas sa?das.
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Controle de Tonalidade Tone Control
Circuito que permite real?ar (refor?ar) ou atenuar uma determinada gama de freq??ncias. Regra geral, ? composto de dois controles: um de graves, para as freq??ncias baixas, e outro de agudos, para as freq??ncias altas. Nos amplificadores mais sofisticados tem-se ainda um terceiro controle para as freq??ncias m?dias.
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Controle Eletr?nico de Velocidade Velocidade Controlada Eletronicamente Electronic Speed Control
Sistema onde a velocidade de rota??o de um motor ? controlada pela realimenta??o provida por um circuito sensor de freq??ncia acoplado ao motor; as altera??es na velocidade desejada s?o corrigidas automaticamente pelo circuito sensor que detecta estas anomalias.
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Conversor AD -Anal?gico Digital Analog/Digital Converter
M?dulo que converte o sinal anal?gico para o dom?nio digital, usado em gravadores digitais e est?dios que produzem fitas e CDs. A informa??o da forma de onda ? medida em cada instante e convertida em um n?mero bin?rio (composto de zeros e uns). Por exemplo, um cobversor de 16 bits ? capaz de registrar um entre 65.536 valores diferentes em cada modula??o.
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Conversor D/A - Digital-Anal?gico Digital/Analog/Converter
M?dulo presente nos aparelhos de leitura digital, CDs, DATs, Mini-Discs, que transforma a informa??o bin?ria, digital, em uma forma de onda anal?gica.
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Coplanar loudspeaker
Tipo de alto falante composto de um woofer e de dois tweeters montados no centro e rente ? superf?cie do woofer. Os dois tweeters s?o suportados atrav?s de duas tiras que atravessam o woofers.
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Cordoalha
Sua fun??o ? conduzir a corrente el?trica dos terminais at? a bobina. Evita quebra ou rompimento por ser flex?vel. Possui diversos fios de cobre ou alum?nio (dentre outros tipos de mat?ria prima) com fio central em algod?o.
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Corneta Horn
Tipo de alto-falante cujo cone tem o formato da boca de uma corneta, ou que apresenta uma corneta acoplada a ele.
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Corrente Alternada
Tipo de corrente el?trica que muda de polaridade periodicamente. Termo gen?rico, geralmente usado para designar a alimenta??o el?trica utilizada nas resid?ncias, escrit?rios, etc.
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Corrente Cont?nua
? a corrente el?trica que assume uma mesma polaridade, seja positiva ou negativa, em rela??o a um referencial. ? a fornecida por pilhas, baterias, d?namos, etc.
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Corte de Freq??ncia Cutoff Frequency
Limite de uma faixa de freq??ncias a partir do qual um amplificador ou caixa ac?stica diminui controladamente o n?vel de sinal, considerado a partir de n?vel pr?-estabelecido de rendimento.
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Cost-Performance Ratio Rela??o Custo Desempenho
? uma forma de avaliar comparativamente o desempenho de um equipamento, conferindo pontos ?s suas caracter?sticas e dividindo-se o total de pontos alcan?ados pelo custo do aparelho. Trata-se, de um m?todo utilizado por muitas publica??es especializadas para orienta??o do consumidor.
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Counter Weight Contrapeso
Peso colocado em um bra?o de toca-discos anal?gico na extremidade oposta ao conjunto suporte/c?psula fonocaptora. Deslocando-o ao longo do bra?o, ajustamos o equil?brio deste de modo que o peso da c?psula fonocaptora n?o incline o bra?o, o que acarretaria uma press?o excessiva da agulha sobre o sulco do disco, danificando ambos. O ajuste da press?o da agulha ?. geralmente, feito por outro controle em separado.
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CrO2 / Di?xido de Cromo
Subst?ncia magn?tica utilizada para a produ??o de fitas com maior capacidade de resposta a altas freq??ncias.
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Crossover
Conhecido tamb?m como divisor de freq??ncias. Separa o sinal proveniente da fonte de sinal em faixas de freq??ncia para os alto falantes ou amplificadores. ? um filtro eletr?nico que seleciona as freq??ncias de acordo com o tipo de alto falante. Pode ser de 6 dB/oitava - 12 dB - 18 dB ou 24 dB.
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Crossover Frequency Freq??ncia de Transi??o
? a frequ?ncia-limite entre uma faixa de freq??ncias e a seguinte (transi??o graves-m?dios, m?dios-agudos). Em um sonofletor de dois canais (normalmente dois alto-falantes) ? a freq??ncia escolhida na qual um dos falantes come?a a n?o apresentar linearida, enquanto que o outro entra no trecho linear de sua curva de resposta.
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Crosstalk Diafonia
? o fen?meno que ocorre quando temos o transbordamento indesejado do sinal de um canal para o outro em um sistema de som multicanal. ? expresso em dB a partir da rela??o entre o sinal original e o sinal esp?rio.
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Cue Elevador de Bra?o
Dispositivo mec?nico ou hidr?ulico por meio do qual podemos descer o bra?o de um toca-discos suavemente sobre o disco, ao atuar-se sobre uma alavanca de comando.
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Cueing Indexa??o
Processo que utiliza sinais de marca??o para localiza??o dos trechos da fita a serem reproduzidos ou editados.
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Cutoff Frequency Corte de Freq??ncia
Freq??ncia a partir da qual um dispositivo deixa de atuar, ou passa a sofrer uma redu??o em seu rendimento. Tamb?m ? a freq??ncia na qual um filtro passa a atuar, elimidnado as freq??ncias acima ou abaixo desta.
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Cutting Angle ?ngulo de Corte
?ngulo (vertical) formado pelo eixo da agulha de corte (durante a grava??o do disco fonogr?fico anal?gico) com a normal ? superf?cie do disco no ponto de contato da agulha com o disco.
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Cutting Frequency Corte de Freq??ncia
Limite de uma faixa de freq??ncias a partir do qual um amplificador ou caixa ac?stica diminui controladamente o n?vel de sinal, considerado a partir de n?vel pr?-estabelecido de rendimento.
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Cutting Stylus Agulha de Corte
Agulha utilizada para gravar os sulcos dos discos fonogr?ficos anal?gicos durante a fabrica??o.
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Damping Amortercimento
Processo de controle para a redu??o dos efeitos de resson?ncia de forma a evitar distor??es e colora??o do som. Geralmente ? realizada com o uso de elementos resistivos ou seus equivalentes mec?nicos e ac?sticos.
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Damping Factor Fator de Amortecimento
Rela??o entre a imped?ncia do alto-falante e a imped?ncia interna do amplificador. Mede a capacidade do amplificador em amortecer movimentos inerciais e desnecess?rios do alto-falante.
CA (AC)
Abrevia??o de Corrente Alternada. Tipo de corrente el?trica que muda de polaridade periodicamente. Termo gen?rico, geralmente usado para designar a alimenta??o el?trica utilizada nas resid?ncias, escrit?rios, etc.
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Cabe?a Head
Termo geral usado para as cabe?as de apagamento, grava??o e reprodu??o das unidades que utilizam fitas ou discos magn?ticos.
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Cabe?a de Apagamento Erasing Head
? o elemento das unidades magnetof?nicas que apaga, nas fitas ou discos magn?ticos, o programa anteriormente gravado.
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Cabe?a Gravadora ou de Grava??o Recording Head
? o elemento das unidades magnetof?nlcas que faz o registro nas fitas ou discos magn?ticos o programa a ser gravado. Pode desempenhar tamb?m o papel de cabe?a reprodutora ou de reprodu??o.
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Cabe?a Reprodutora ou de Reprodu??o Playback Head
? o elemento das unidades magnetof?nicas que capta das fitas ou discos magn?ticos o programa gravado que se quer reproduzir ou copiar. Pode desempenhar tamb?m o papel de cabe?a gravadora ou de grava??o.
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Cabo Blindado Cabo Coaxial Coaxial Cable
Tipo de cabo duplo composto de um condutor central e outro envolvente, em malha met?lica, que vai ligado ? massa ou terra. ? usado em antenas, ou para Interligar equipamentos de ?udio para o sinal pr?-amplificado. Neste ?ltimo caso, destina-se a evitar a capta??o de interfer?ncias. Cabo de dois condutores onde o condutor central situa-se no centro geom?trico do condutor externo, o qual tem a forma de malha ou tran?a tubular, com o prop?sito de formar uma blindagem eletromagn?tica.
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Cabo RCA
Cabo coaxial normalmente utilizado para interligar componentes no mundo do som automotivo.
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Cabrestante Capstan
Parte mec?nica de uma unidade magnetof?nica que Impulsiona a fita magn?tica.
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CAF AFC - Automatic Frequency Control
Abrevia??o de Controle Autom?tico de Freq??ncia. ? o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.
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CAG AGC - Automatic Gain Control)
Abrevia??o de Controle Autom?tico de Ganho. ? o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferen?as de n?vel existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifus?o. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos est?gios de RF eo diminui para uma emissora forte. Com isto temos, na sa?da de ?udio um volume constante para todas as emissoras.
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